• Cinelaw debate o seriado 13 Reasons Why

    Reunidos no Smith Bar em Passo Fundo, estudantes e professores dos cursos de Direito e Psicologia da IMED debateram a narrativa do seriado 13 Reasons Why, que traz à tona os conflitos vividos por uma jovem que se mata após uma série de atos de bullying provocadas por outros alunos dentro de sua escola. A obra relata treze motivos pelas quais ela tirou sua própria vida. Entre eles, abusos sexuais, físicos e psicológicos, além de machismo, vingança e extorsão.

    //

    De acordo com coordenadora do projeto, professora Leilane Grubba, discutir esse tipo de assunto se torna de extrema importância, pois a influência da tecnologia pode facilitar esse tipo de comportamento. “Temos que considerar que os aplicativos facilitam o envio dos nudes, e isso pode ser usado como extorsão e vingança. Tornando-se um problema criminal de uma adversidade que está vinculada principalmente ao público jovem e que envolve a questão tecnológica e psicológica das vítimas, além da discriminação de gêneros”, alerta a professora.

    Os debatedores Vinicius Borges Fortes, Felipe da Veiga Dias, Vinicius Thome Ferreira, trouxeram considerações importantes em torno do tema ao público que estava presente no Smith Bar no sábado (9). “Na maioria das vezes recebemos um determinado ‘nude’ nos grupos de WhatsApp e não nos damos conta que se trata de um Revenge Porn. É necessário prestar atenção nisso”, relataram.

     

    Sobre o Cinelaw

    CineLaw é um grupo de pesquisa e extensão universitária formado por pesquisadores e estudantes brasileiros e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, que buscam criar um local para o debate de filmes que se relacionam com o tema dos direitos humanos e do desenvolvimento humano com a função de empoderamento.