• Escritório Modelo da IMED finaliza projeto de revitalização da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

    O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da IMED finalizou o projeto de revitalização da Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

    O projeto, que demorou cinco meses para ser desenvolvido e foi realizado de forma gratuita por alunos de graduação do escritório, acompanhados pelos professores dos cursos, teve como objetivo construir uma proposta completa de melhorias da casa legislativa, abordando de forma minuciosa questões relacionadas à limpeza, pintura, fornecimento de material e mão-de-obra, além de alguns reparos necessários que devem ser realizados anteriormente ao início da revitalização.

    //

    A demanda partiu do presidente da Câmara, Pedro Daneli (PPS), que se baseou em parcerias firmadas com outras instituições de ensino que possibilitaram adaptações na Casa Legislativa. “Aproveitamos a capacitação técnica das instituições para a solução de alguns problemas, entendendo que isso é importante para o poder público, que, neste caso, recebeu um projeto com custo zero”, ressalta.

    Para o Coordenador de Graduação, professor Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, a IMED quer ampliar a sua presença na cidade, contribuindo com a concretização de transformações. “A instituição se caracteriza pela inovação e nós temos a preocupação de apoiar o desenvolvimento do município”, comenta.

    Por ser um prédio público, o objetivo dos estudantes foi manter a sua identidade e reduzir ao mínimo possível os recursos financeiros necessários para a execução da proposta.

    Além disso, os alunos do Escritório Modelo participam ativamente do planejamento de espaços da cidade, aliando a teoria à pratica, como destaca um dos professores que auxiliou no trabalho, o engenheiro civil Diego Boeira. “Os nossos alunos trabalharam efetivamente, desde o quantitativo até a orçamentação, colocando todas as informações no projeto”.

    Com o projeto finalizado, a ideia do presidente da Câmara de Vereadores é discutir com os demais parlamentares e o setor administrativo da Casa Legislativa a viabilidade de ele começar a sair do papel ainda neste ano. A próxima etapa será a organização de um processo licitatório para a escolha de uma empresa que prestará o serviço.

    Estiveram presentes durante a entrega oficial do projeto finalizado, que ocorreu na tarde da última terça-feira (06/11), o Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, vereador Pedro Daneli, o Diretor Geral da casa legislativa, Tito Silveira Machado, o Administrador Legislativo Geral, Ivaldo Sgarbossa, O Procurador Jurídico da Casa, Hamilton Luiz Seady, o Coordenador de Graduação da IMED, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, os professores do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da IMED, Diego Boeira, Laércio Maculan e Mariana Mattei Santos.

     

    **Fotos: Comunicação/Câmara de Vereadores