• Quais são as profissões que mais crescem na área de administração?

    A gente vive lembrando que a Administração é uma carreira com muitas possibilidades e mesmo com as mudanças constantes no mundo, especialmente, o dos negócios, parece que escolher se tornar um administrador continua sendo uma boa opção. A profissão é cada vez mais demandada pelas organizações, que requerem profissionais capacitados para atuarem em ambientes cada vez mais complexos.

    Para se ter uma ideia, em 2016, a Revista Exame realizou uma pesquisa com algumas consultorias de recrutamento e identificou as 65 carreiras mais promissoras para 2017. Entre as 10 primeiras dessa lista, sete poderiam ser ocupadas por profissionais formados em Administração.

    Isso significa que as oportunidades seguem se multiplicando. A diferença, no entanto, é que hoje o mercado tem exigido muito mais eficiência de quem busca uma nova colocação na área.

    Em função disso, especialistas garantem que as áreas que vem sendo mais valorizadas pelas empresas no último ano e que devem continuar pelos próximos são as que tendem a absorver novas atribuições e funções dentro das empresas, de modo que melhorem a eficiência do trabalho e reduzam os gastos. 

    Nessa lista, entram cargos de gerência e aqueles relacionados à área da tecnologia da informação, que prometem figurar por um bom tempo na lista de carreiras mais promissoras no mundo da Administração.

    Conheça mais algumas das carreiras mais promissoras na área de Administração:

     

    Analista de Desenvolvimento Organizacional

     

    É o profissional responsável por desenvolver avaliações de desempenho, trilha de carreira e plano de sucessão, além de estudos relacionados a clima e cultura empresarial. O ideal é ter graduação em Administração e especializações em gestão de pessoas.

    É uma boa opção já que muitas empresas, especialmente as de pequeno porte, como as startups, estão em busca de fortalecer seus times e desenvolver projetos que mantenham seus talentos motivados.

     

    Gestor de Governança Corporativa

     

    Esse é o profissional que tem como principal função garantir que a empresa esteja em dia com as melhores práticas de governança corporativa.

     

    Controlador

     

    O controlador é o profissional responsável por acompanhar toda a operação da empresa sob o ponto de vista financeiro. Dessa forma, cabe a ele criar os relatórios e indicadores, além de socializar os números para a matriz e/ou acionistas. E essa promete ser uma grande demanda das empresas para o próximo ano, especialmente no cenário de crise que vive a economia brasileira.

     

    Gerente de Inteligência de Mercado

     

    Profissionais com capacidade de análise e excelente raciocínio lógico podem investir nessa carreira. Cabe a ele gerenciar as atividades relacionadas à inteligência de mercado, envolvendo análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários, com o objetivo de definir políticas e processos, além de subsidiar informações para as áreas de Marketing, Comunicação e Comercial na busca por oportunidades de crescimento e inovação.

     

    Gerente de vendas

     

    Cabe ao gerente de vendas a responsabilidade direta pela alavancagem dos negócios de uma empresa. Ou seja, é ele quem planeja e executa estratégias de vendas, e isso vai desde a reflexão sobre a melhor forma de aproximação com o mercado à coordenação das equipes comerciais. Vale lembrar que muitas vezes, o gerente se envolve diretamente com as negociações de maior valor.

     

    Gestor administrativo financeiro

     

    Esse profissional é responsável por todas as áreas financeiras da organização, como contabilidade, planejamento, tesouraria e fiscal. Além disso, é função dele também supervisionar os departamentos de TI, RH, jurídico e administrativo. A carreira é resultado da alta demanda das companhias de pequeno ou médio porte que estão passando por um processo de profissionalização, estruturação ou turnaround.

     

    Analista /executivo da área de compras

     

    O analista ou executivo de compras é quem gerencia todas as atividades relacionadas à negociação de insumos necessários à produção. Além da gestão dos atuais, ele também faz a prospecção de novos insumos diretos ou indiretos, utilizados diariamente pelas empresas.

    A ideia é que esse profissional trabalhe como um agente de redução de custos, ou seja, se ele fizer boas negociações na etapa de compras, garantirá mais eficiência para a produção.

     

    Quero cursar Administração

     

    Viu como a graduação em Administração pode abrir inúmeras portas? Se você ficou interessado, então conheça o curso na IMED. Nele, você irá desenvolver o pensamento estratégico, habilidades mercadológicas, estratégias operacionais e produtivas, gerenciar pessoas, controlar e analisar a parte financeira, desenvolver liderança, capacidade analítica, crítica e empreendedora, além de obter informações sobre ferramentas gerenciais.