ENGENHARIA MECÂNICA

O curso de graduação em Engenharia Mecânica da IMED visa formar profissionais capazes de atuar em diferentes subáreas, requerendo uma formação mais holística, compreendendo aspectos técnicos, científicos, gerenciais e de conhecimentos sociais, que compõem a cultura de um engenheiro.

O grande desafio dos cursos de engenharia, em geral, é formar um profissional tecnicamente preparado para projetar, executar e administrar com a visão humanística, se integrando ao contexto social e econômico da região em que está inserido.

Essa visão humanística que se instalou progressivamente no último século, aliada à competitividade instalada na indústria, requer um perfil de engenheiro que, além dos requisitos técnicos, necessita incorporar à sua formação outros atributos.

A capacidade para identificar as oportunidades para inovação, de resolver problemas criando as soluções, a capacidade para a inter-relação pessoal, e o empreendedorismo são exemplos de habilidades necessárias ao perfil do engenheiro atual.

Desta forma o Engenheiro Mecânico formado pela IMED deverá possuir as seguintes habilidades: criatividade, capacidade de comunicação, liderança e empreendedorismo. Conhecimentos técnicos, mercadológico, empresarial, financeiro, além de aspectos éticos da aplicação dos conhecimentos, relações sociais e respeito ao meio ambiente.

Diferenciais

A IMED compreende seu egresso como um sujeito com conhecimentos, competências e habilidades compatíveis com os níveis de exigência da sociedade global do conhecimento, capazes de compreender e transformar a realidade em que vivem.

Buscando aliar o perfil profissional do Engenheiro Mecânico ao perfil do egresso proposto pela IMED, partimos da premissa de que é um profissional capacitado para compreender e empregar as mais modernas técnicas de engenharia, para conceber, projetar e dimensionar máquinas e equipamentos a fim de atender às diversas demandas dos mais variados processos.

Da mesma forma, é capacitado a pesquisar, desenvolver, produzir e transferir conhecimentos na área da Engenharia Mecânica visando à melhoria de qualidade de produtos e/ou produtividade, maior segurança, melhor qualidade de vida e satisfação pessoal.

O egresso de Engenharia Mecânica da IMED será capaz de realizar a gestão de processos e organizações mediante suas habilidades e competências desenvolvidas no decorrer do curso que o capacitam para a realização de trabalho em equipe, para a compreensão na natureza humana e para o entendimento das técnicas de administração e gestão de processos e pessoas.

Presidente DA - ENGENHARIA MECÂNICA