MEDICINA

O curso de Medicina foi estruturado para formar médicos generalistas, com uma forte visão social e com capacidade de se inserir plenamente no contexto de trabalho médico tanto a nível de Medicina Comunitária quanto a nível de hospitais terciários.

O objetivo principal é que o aluno, ao final do curso, esteja apto a escolher de maneira consciente qual a especialidade seguir. Além disso, durante todo o aprendizado, o aluno será engajado em projetos sociais junto à comunidade, que estarão atrelados às disciplinas de saúde coletiva presentes no currículo em todos semestres (do primeiro ao oitavo período, além do Internato em Medicina Comunitária e de Família).

O curso segue as diretrizes curriculares nacionais, sendo constituído por 12 semestres e apresentando um corpo docente altamente qualificado. Com uma visão social sólida, focando na formação de médicos com ampla visão e capacitados para o atendimento na rede pública de saúde – SUS -, o projeto pedagógico do curso possui como característica aliar o conhecimento de ponta na área da biologia humana com a preocupação social de formar médicos com uma visão humana. Portanto, o curso de Medicina da IMED atenderá plenamente as demandas sociais, tanto quanto as prerrogativas do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Nacional de saúde.

Além das UBS (Unidades Básicas de Saúde), o aluno poderá contar com a infraestrutura do Hospital da Cidade de Passo Fundo, um hospital centenário, que se moderniza dia a dia, é credenciado como hospital escola e já possui residência médica em diferentes especialidades.

Diferenciais

O profissional médico formado pela IMED terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.