ODONTOLOGIA

A Escola de Odontologia, com sua proposta inovadora, oportuniza a formação de um profissional qualificado, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal do indivíduo, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional. A filosofia da Escola demonstra claramente a preocupação com a excelência na formação profissional, onde os procedimentos clínicos realizados pelos alunos nas clínicas seguem uma ordem de complexidade, proporcionando ao aluno uma visão holística do indivíduo.
O profissional formado no curso de Odontologia da IMED aprenderá a compreender o processo saúde-doença, a fim de contribuir com as melhorias das condições bucais da população.

O Cirurgião-dentista tem uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal nos planos individual e coletivo, nos setores públicos e privados. Pode ser administrador propondo estratégias e políticas em saúde bucal, professor em escolas superiores de odontologia e pesquisador. Pode atuar em Clínica geral, Odontopediatria, Cirurgia, Prótese, Ortodontia, Odontogeriatria, atendimento a pacientes com necessidades especiais, entre diversas outras especialidades.

Diferenciais

  • O curso obteve o conceito máximo, 5, emitido pelo MEC, no ato da autorização.
  • Inserção precoce do aluno na prática Odontológica, iniciando os estágios obrigatórios, a partir do IV semestre e nas Ações de Saúde Coletiva em Atividades Complementares.
  • O currículo é integrado por módulos, mantendo uma transversalidade entre os conteúdos das disciplinas do curso. – Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Odontológicas.
  • Nas Clínicas Odontológicas, o trabalho é realizado por equipes de professores de diversas áreas, no contexto da interdisciplinariedade.
  • As atividades extra-murais são realizadas em Escolas Públicas, Unidades Básicas de Saúde, de acordo com o Sistema Vigente (SUS) e em Instituições aAilares. Dessa forma, há uma forte inserção na comunidade, evidenciando a realidade local.
  • O aluno tem a oportunidade de participar de Projetos de Pesquisa, de Extensão, Grupos de Estudos, Congressos, Estágios, Monitorias, Visitas técnicas, e outras atividades que são relevantes na formação profissional.